Madeiras transmitem conforto e aconchego, ao mesmo tempo que combinam com qualquer estilo, dos ambientes sofisticados aos mais rústicos. Por serem sustentáveis e apresentarem praticidade, alta durabilidade e fácil manutenção, os porcelanatos amadeirados têm sido uma forte tendência nos últimos anos, em substituição ao material natural. As peças reproduzem com fidelidade as madeiras mais nobres e ainda oferecem a versatilidade de aplicação em pisos, paredes e bancadas, tanto em áreas internas como externas.

 

 

Entre as marcas que trazem coleções hiper-realistas, a Biancogres tem como destaque em sua linha 2021 o Villaggio Mix, que valoriza o efeito de desgaste adquirido ao longo dos anos, característico das madeiras de demolição. As peças antigas das áreas agrícolas ganham vida com o movimento de cores e texturas nesse porcelanato, disponível em formato 26×106 cm, em acabamento acetinado.

O calor natural do carvalho encontrado no norte dos Estados Unidos ganha movimento com desenhos suaves e tons dourados no Legno Dorato, enquanto as tonalidades mais claras remetem ao estilo escandinavo no Legno Delicato, transmitindo a sensação de aconchego e amplitude aos ambientes.

 

 

Para quem busca exclusividade na decoração de painéis, as linhas Dubrá e Piani, assinadas pela artista plástica e designer Ana Paula Castro, são inspiradas no universo da marchetaria. A Dubrá tem um desenho clássico e repleto de possibilidades. Já a Piani é constituída por uma superfície tridimensional que ressalta as diferentes formas e tipos de madeiras – ambas em formato 45×90 cm.

Fachadas, banheiros, lavabos e saunas ganham um toque especial com o Rig Legno e seu aspecto ripado. A naturalidade de suas cores, desenhos e textura conferem beleza em suas diversas aplicações.

Personalidade nos detalhes

Além de manter a qualidade e transmitir características especiais ao vinho, a madeira agrega autenticidade ao espaço de uma adega. Trazendo essa essência como inspiração, a coleção Adega, da Ceusa, apresenta movimentos lineares e cruzados, com leves marcações como um trabalho manual. Seus relevos reforçam o conceito de uma madeira com personalidade encorpada como o vinho, proporcionando mais naturalidade para os ambientes.

 

 

Na linha Maori, a Portobello expressa a identidade da madeira nativa da Nova Zelândia. Inspirada nas pranchas obtidas a partir das árvores Kauri, caídas nas florestas seculares, Maori é a madeira em porcelanato com relevo expressivo e mood contemporâneo. Criada para projetos que demandam aconchego e um toque de rusticidade. A coleção Ecodiversa traz desenhos suaves e tons iluminados, reproduzindo de forma minimalista e elegante as características da madeira, como uma proposta que atualiza as opções para projetos contemporâneos e despojados. Nessa linha, destaque para o revestimento Mos Ripado Betula Magnolia, com seu design exclusivo.

 

 

 

Ainda dentro do conceito de conforto e proteção, e seguindo a tendência de que as casas têm se tornado verdadeiros refúgios, a coleção Portinari Nidus – ninho, em latim – aquece os espaços contribuindo para a sensação de bem-estar. São porcelanatos em formato de régua alongada, com nós que dão movimento e naturalidade para as paginações. As peças decoradas induzem ao toque com seus delicados relevos lineares.

Outra linha da marca com muita personalidade é a Violin, que representa o violino, onde a madeira chega ao ápice da sua utilidade. As peças são inspiradas nas madeiras de carvalho muito utilizadas na produção de instrumentos musicais. Violin Decor completa a coleção com textura e linhas, como as cordas de um violino.

 

 

Além de apresentar um acabamento idêntico à madeira e inúmeras opções para qualquer tipo de aplicação, o porcelanato amadeirado traz como vantagem o menor custo para instalação e manutenção, quando comparado ao material natural. É uma excelente alternativa para quem busca sofisticação aliada à versatilidade e bom custo-benefício.