Renovar um ambiente, sem grandes reformas, pode ir além da troca de móveis, objetos de decoração e a pintura de paredes. Uma alternativa prática e que está sempre em alta é o papel de parede. Hoje, estão disponíveis diversas versões de material, textura, cores e estampas, que podem ser aplicadas em qualquer espaço, incluindo os banheiros, que são locais muito úmidos.

Com excelente relação custo-benefício e acabamentos que vão de tecidos nobres a desenhos inusitados, os papéis de parede trazem infinitas possibilidades de utilização, incluindo a harmonização de estampas com colchas, tapetes, almofadas e cortinas.

 

 

Para escolher o produto mais adequado, de acordo com cada ambiente, é preciso ficar atento ao tipo de material utilizado em sua composição. O papel de parede tradicional é fabricado com celulose e, por isso, é ideal para ambientes secos, assim como o de TNT, que é composto por celulose e poliéster e traz uma textura semelhante à de um tecido. Já o papel de parede vinílico conta com uma camada de PVC (um tipo de plástico) e, por isso, é impermeável e muito resistente à umidade.

Outra vantagem desse revestimento é a facilidade para manutenção, pois a limpeza e conservação são bem mais simples do que a de uma parede pintada – geralmente, um pano úmido ou com detergente neutro é suficiente. Dependendo do tipo de papel de parede escolhido, como os de superfície acetinada, não absorve sujeira e nem acumula poeira.

Além de proteger as paredes, esse produto também apresenta boa durabilidade, com uma média de 5 a 7 anos.

Dicas para compra

Os papéis de parede são vendidos, normalmente, em rolos de 10 metros de comprimento por 58 cm de largura, e com dois tipos de fixação: autoadesivo e com cola. Antes de comprar, o primeiro passo é calcular a área a ser aplicada, para saber quantos rolos serão utilizados. Se o papel for estampado, deve-se levar em consideração as sobras para encaixar corretamente as estampas nas emendas – isso costuma consumir em torno de 20% a mais de revestimento.

 

 

Os produtos são fáceis de instalar, mas o ideal é contratar um profissional para medir a área e fazer a aplicação corretamente, garantindo que fique bem alinhado, fixado e sem bolhas.

As paredes devem ser preparadas para receber o papel, ficando livres de imperfeições, como buracos e rachaduras. Recomenda-se passar uma lixa fina e limpar em seguida, pois esse processo facilita a fixação e evita eventuais descolamentos, principalmente nas laterais e nas pontas. Se a parede que vai receber o revestimento estiver pintada com uma cor escura ou intensa, o ideal é passar uma ou duas demãos de tinta branca, antes da instalação, pois o fundo pode alterar o resultado visual das padronagens dos papéis com pouca espessura.

Com o tempo, a troca do papel de parede também é bem simples. A superfície estará mais protegida e, portanto, pronta para receber um novo revestimento com a retirada do atual.

Dicas para aplicação

Os papéis com grandes estampas ficam bem em ambientes mais amplos. Mas, para evitar que o visual fique carregado, a dica é aplicar em apenas uma das paredes. Mesmo quem não é muito fã de estampas pode encontrar uma boa opção em modelos com desenhos e cores mais suaves, como geométricos e listras em tons claros e neutros. Ambientes menores podem parecer mais espaçosos com papéis de parede lisos ou com padronagens minúsculas.

 

 

Em salas de estar e jantar, misturar lisos e estampados pode gerar efeitos bem interessantes. Quadros valorizam o papel de parede e os espelhos também fazem com que o cômodo pareça mais amplo.

 

 

Nos quartos, por ser um local de descanso e relaxamento, as cores mais suaves e estampas mais delicadas ajudam a amenizar os efeitos da agitação do dia a dia. Quando aplicado atrás da cama, revestindo toda a parede ou apenas como detalhe, dá um toque especial e personalizado ao ambiente. Outra dica é combinar, por exemplo, um papel estampado atrás da cama e um liso nas demais paredes, deixando o quarto mais aconchegante.

 

 

Os banheiros também podem ser decorados com papéis de parede, desde que sejam revestimentos vinílicos, que não absorvem a umidade. Assim como em outros espaços, também é necessário considerar o tamanho e as cores já utilizadas na decoração, para escolher o tema e a estampa do papel que vai valorizar ainda mais o ambiente.

Por isso, se a ideia é revitalizar qualquer espaço, com praticidade, rapidez e muito estilo, consulte a equipe especializada da De Huber, saiba mais sobre os papéis de parede e escolha o ideal para o seu projeto.