Em busca de bem-estar e qualidade de vida, cada vez mais, as pessoas têm integrado a natureza ao seu dia a dia, especialmente nos centros urbanos. Esse contato com o meio ambiente vai muito além de uma horta no apartamento e inclui projetos de arquitetura, design de interiores, paisagismo e engenharia, com a aplicação do verde de diversas maneiras.

A necessidade de uma volta às origens, valorizando tudo o que é natural e seus benefícios, também contribui para a sustentabilidade, outro fator que tem sido prioridade em todos os setores. Construções ecologicamente eficientes, que valorizam a luz e a ventilação natural, trazem paredes e muros verdes ou se integram ao meio ambiente são alguns dos exemplos de tendências que vieram para ficar.

Desenvolvendo um projeto integrado

Além de trazer conforto e bem-estar, integrar a construção à natureza reduz o impacto ambiental. Isso é possível mantendo a vegetação nativa, como árvores e plantas, e construindo a casa de maneira que elas passem a fazer parte do projeto, compondo o jardim ou áreas internas.

 

 

Se o imóvel já está concluído, mas a ideia é introduzir a natureza dentro de casa ou em espaços de convivência, existem algumas dicas práticas e simples. O design biofílico leva elementos naturais para ambientes internos, assim como para áreas de lazer, e tem sido um dos requisitos básicos para grande parte dos projetos de arquitetura. Integrar componentes orgânicos com paisagismo, jardins verticais, plantas ornamentais ou até mesmo hortas caseiras aos espaços proporciona leveza e conforto.

 

 

Mesmo em apartamentos, a varanda ou um cantinho da sala pode se transformar em um local para relaxamento. Com um toque de criatividade, é possível ter um ambiente aconchegante para leitura, meditação, exercícios físicos e refeições ou até mesmo para o home office. Componentes artesanais em tons terrosos podem complementar essa composição.

 

 

Além disso, há uma grande variedade de revestimentos que reproduzem elementos naturais como madeiras nobres e pedras. Os porcelanatos amadeirados trazem novas versões nas coleções 2021, incluindo o efeito 3D. Por serem sustentáveis e apresentarem praticidade, alta durabilidade e fácil manutenção, esses produtos têm sido uma forte tendência nos últimos anos, em substituição ao material natural. Sua grande versatilidade permite a aplicação em pisos, paredes e bancadas, tanto em áreas internas como externas.

 

 

Para quem prefere as pedras, os porcelanatos marmorizados proporcionam luxo e sofisticação aos ambientes, e seguem entre os revestimentos preferidos de arquitetos e designers. Grandes formatos, tonalidades e desenhos exclusivos fazem parte das novas linhas. As lastras seguem como destaque nas coleções deste ano, por serem multiuso e oferecerem maior dinamismo de paginação, trazendo como principal característica as superfícies contínuas em megaformatos.

 

 

Para unir o melhor acabamento ao seu projeto biofílico, visite a De Huber e conheça todas as novidades e tendências em revestimentos.