O Brasil perdeu, recentemente, um ícone da arquitetura nacional. Ruy Ohtake, consagrado arquiteto de estilo único, morreu no dia 27 de novembro, aos 83 anos, em decorrência de uma mielodisplasia – um tipo de câncer de medula. Filho da artista plástica Tomie Ohtake, Ruy nasceu em São Paulo, em 27 de janeiro de 1938. Formado em 1960 pela FAU-USP (Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo), imprimiu uma linguagem própria em mais de 300 obras realizadas no Brasil e no exterior.

Em seus projetos, Ruy unia soluções tecnológicas de construção, inovação e uma plasticidade original com linhas onduladas, sempre comprometido com a arquitetura brasileira contemporânea e privilegiando a integração do urbano com a natureza e entre as pessoas. Desenvolveu projetos para os mais variados fins, incluindo obras públicas, escolas, cinemas, teatros, edifícios e residências.

 

 

Entre os destaques estão o Hotel Unique, o Instituto Tomie Ohtake e os “Redondinhos” de Heliópolis, na capital paulista; o Centro de Formação de Professores EducaMais, em Jacareí (SP); o complexo cultural Praça das Artes Barueri Antônio Augusto de Moraes Liberato, que homenageia o apresentador Gugu Liberato; e o prédio da Embaixada Brasileira em Tóquio.

Também vale mencionar dois projetos urbanos que se sobressaem pelo desenho do território: o Parque Ecológico do Tietê (1976) e o de Indaiatuba (1989/1991). A proposta de ambos inclui a recuperação do leito natural do rio e a construção de lagos e bosques, com áreas de lazer para a população.

Instituto Tomie Ohtake

Em uma homenagem à sua mãe, Ruy construiu o Instituto Tomie Ohtake, que foi inaugurado em novembro de 2001. É um dos raros espaços da cidade de São Paulo especialmente projetado, arquitetônica e conceitualmente, para realizar mostras nacionais e internacionais de artes plásticas, arquitetura e design. Além de exposições, são realizadas atividades como debates, pesquisas, produção de conteúdo, documentação e edição de publicações sobre arte contemporânea. A instituição foi pioneira na criação de novos processos para a formação de professores e de alunos das redes pública e privada.

 

 

Hotel Unique

Quando foi projetado por Ruy Ohtake, há 12 anos, o Unique chegou com a proposta de ser único. Um hotel design, ou boutique, com espaços diferenciados e atendimento personalizado. Construído na avenida Brigadeiro Luis Antonio, em São Paulo, possui uma estrutura inédita em forma de arco invertido, marcada pelo desenho de janelas circulares. Suspensa do solo, ela é apoiada parcialmente nas extremidades em duas empenas de concreto de 50 cm de espessura e em oito pilares distribuídos dentro do volume protegido por uma fachada de vidro. Também participaram desse projeto renomados profissionais como o arquiteto João Armentano, responsável pela decoração; o paisagista Gilberto Elkis; e o lighting designer Guinter Parschalk.

 

 

 

Praça das Artes Barueri Antônio Augusto de Moraes Liberato – Gugu Liberato

Importante para o desenvolvimento pessoal e a formação da identidade da cidade de Barueri, o complexo nasce para sediar exposições, espetáculos e shows, com muito mais estrutura, tecnologia, acessibilidade e conforto. Ainda em construção, o edifício projetado por Ruy Ohtake terá como missão democratizar o acesso da população à cultura. A estrutura traz cores vibrantes, desenho orgânico e traços que parecem reproduzir uma coreografia. A arquitetura contemporânea e marcante desse centro cultural proporcionará espaços agradáveis de convivência, conectando idosos, adultos, jovens e crianças, em workshops, oficinas de arte e de leitura, bar, terraço, biblioteca e restaurante. O complexo será dividido entre a Praça das Artes e o Teatro Municipal, e receberá, ainda, a Secretaria da Cultura.

 

 

“Redondinhos” de Heliópolis

Concebido por meio de um trabalho voluntário de Ruy Ohtake, o projeto dos prédios redondos da comunidade de Heliópolis, em São Paulo, teve a colaboração da arquiteta Daniela Della Volpe e o apoio da União dos Núcleos e Associações de Moradores de Heliópolis e São João Clímaco (Unas), e da Prefeitura de São Paulo. O complexo inclui o conjunto habitacional e o Polo Educativo e Cultural de Heliópolis, com uma biblioteca pública, um centro cultural com cinema, galeria e espaço para feira de produtos artesanais, além de uma escola técnica.

 

 

 

 

Coleção de cubas Roca

No segmento de produtos para acabamento na construção, o arquiteto assinou a coleção Ruy Ohtake by Roca, premiada com o RedDot Awards: Best of the Best. O grande destaque das peças são as linhas orgânicas e um design atemporal. Ruy usou elementos da natureza – as curvas das ondas, a linha sempre mutável do horizonte e a forma mais pura de design, o ovo – como inspiração para criar essa coleção exclusiva de cubas de apoio e sobrepor, inicialmente, para o Brasil. São 4 modelos em 5 cores, no acabamento brilhante e mate.

 

 

Além de atuar como arquiteto, Ruy Ohtake foi professor na Universidade Mackenzie e na FAU – Santos e, ao longo de sua carreira, ganhou mais de vinte prêmios e um reconhecimento internacional, ao fazer parte do 20° Congresso da União Internacional de Arquitetos, em Pequim (China), em 1999.