O Brasil é o quarto país em construção sustentável, no mundo, de acordo com o ranking do USGBC (Conselho Americano de Edificações Sustentáveis). A instituição classifica os países que estão fazendo avanços significativos em projetos nesse segmento, promovendo uma transformação do mercado.

Essa classificação é feita por meio da LEED (em português, Liderança em Energia e Design Ambiental), um dos maiores programas de certificação internacional de selos “verdes” para edificações. Em primeiro lugar no ranking está a China, seguida por Canadá, Índia, Brasil e Coreia.

Projeto do arquiteto Rinaldo Antonio da Silva Santos

“Mas, ao contrário do que muitos pensam, a construção sustentável não é apenas a inserção de itens superficiais, placas solares ou captação de água de chuva para reutilização. A sustentabilidade vai além, tem que iniciar no projeto, transitar pela obra e continuar no uso do imóvel”, destaca o arquiteto e urbanista Rinaldo Antonio da Silva Santos, da Forccis Soluções em Edificações, de Ubatuba.

Com grande experiência na área, em obras no Brasil e no exterior, Rinaldo começou a atuar mais fortemente em projetos “verdes” em 2012. “Percebi que a sustentabilidade gerava, principalmente, economia financeira. Em geral, cerca de 30% dos recursos utilizados na obra são jogados fora, ou seja, se você fizer uma casa de R$ 100 mil, joga-se o valor de um carro popular no lixo. Hoje, com um projeto bem elaborado e executado, conseguimos reduzir o desperdício para 5%.”

Sustentabilidade na obra gera economia financeira

O especialista dá um exemplo simples: se um bloco de concreto mede 40 cm, um ambiente nunca poderá ter a dimensão de 2,50 m, pois o bloco terá que ser cortado e essa sobra, descartada. Portanto, o ambiente precisa medir 2,40 m. “Esse é um raciocínio que elimina o desperdício. Além disso, trabalhamos com itens que geram economia no dia a dia, como reuso da água, aproveitamento da água de chuva e energia solar. É um investimento feito na obra que vai gerar economia para o resto da vida do imóvel”, destaca Rinaldo.

Por outro lado, o arquiteto afirma que ainda há uma grande dificuldade de trabalhar com projetos sustentáveis no litoral, devido à falta de mão de obra qualificada, tanto técnica como operacional. “Além disso, são poucos os fornecedores que estão preocupados com isso, porque quanto mais desperdício na obra, mais material ele vende. A De Huber tem sido uma grande parceira nesse sentido, pois nos auxilia com soluções, visando o melhor aproveitamento dos materiais.”

O paisagismo como inspiração

Pousada Villa Sapê: projeto do arquiteto Cezar Scarpato

O arquiteto Cezar Scarpato, da Scarpato Arquitetura Paisagística, de São Paulo, têm se dedicado há mais de 10 anos a projetar e construir edificações e ambientes externos que visem uma relação harmoniosa com o meio natural. Atuando em projetos de pequena a grande escala, o profissional é associado à LEED, que orienta e oferece importantes diretrizes para obras com conceito sustentável.

“Não existe uma fórmula para a construção sustentável, é um equilíbrio entre os materiais utilizados, a forma como são aplicados e as ações realizadas durante a obra. Uma das grandes preocupações é com o reaproveitamento de materiais, além minimizar os recursos, como a utilização de luz natural”, explica Cezar.

Projeto tem como um dos destaques a harmonia com a natureza

Entre seus projetos está a pousada Villa Sapê, em Ubatuba, concebida para proporcionar uma experiência completa de integração harmoniosa entre o homem e a natureza. “Nessa obra, conseguimos reaproveitar todos os resíduos de materiais e não tiramos nenhuma caçamba de entulho. Tudo foi reaproveitado no terreno.”

A Casa De Huber, em São Sebastião foi outro projeto do arquiteto e, segundo ele, uma obra extremamente econômica, mas muito sofisticada. “A arquitetura está em transição e, cada vez mais, com foco em sustentabilidade. O futuro é unir tecnologia com simplicidade e eficiência”, conclui Cezar.

 

Conheça um pouco mais sobre os profissionais que contribuíram com este conteúdo:

Cezar Scarpato – Scarpato Arquitetura Paisagística

Formado Arquiteto Urbanista pela Universidade Presbiteriana Mackenzie (São Paulo) e associado ao maior conselho internacional de arquitetura sustentável desde 2016 (LEED GA – USGBC), Cezar e sua equipe se dedicam a projetar e construir edificações e ambientes que visem uma relação harmoniosa com o meio natural, atuando em projetos de pequena a grande escala.

Rinaldo Antonio da Silva Santos – Forccis Soluções em Edificações

Arquiteto e urbanista, Rinaldo trabalhou em diversas empresas, somando uma grande experiência em projetos corporativos e em gerência de vários processos, no Brasil e no exterior. Foi professor universitário na área, onde colaborou com a formação de uma geração arquitetos e engenheiros focados no conceito de desenvolvimento aliado a atitudes sustentáveis. Também atuou como secretário de arquitetura e planejamento urbano da Prefeitura de Ubatuba, em projetos nas áreas de revitalização urbana, saúde e educação. Atualmente, está à frente de seu próprio estúdio de projetos, com uma equipe multidisciplinar de profissionais, que desenvolvem os mais diversos empreendimentos.